Mostrando postagens com marcador Aula Laboratorial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aula Laboratorial. Mostrar todas as postagens

O Laboratório de Ciências vai à Sala Aula

Prof Sousinha e as TIC's
Explicação do conteúdo
Imagem ampliada da pele
O professor de biologia Sousinha, numa aula sobre tecidos epiteliais utiliza os recursos científicos do laboratório de ciências da EEEP Adelino na sala de aula, agregando tecnologia à metodologia e ao livro didático. Um microscópio equipado com uma câmera, um Notebook e uma TV de LCD de 32p, fazem a diferença. É através desses equipamentos  que ele enriquece suas aulas com apresentação em slides e imagens reais redimensionadas de alguns tecidos humano como um pedacinho da pele da mão e a raiz de um cabelo. Dessa forma os alunos puderam entender como ficam algumas partes do nosso corpo quando expostas à radiação solar UV e UVB. Viram também qual a verdadeira forma da pele e do cabelo em imagens ampliadas quinhentas vezes.
Espiadinha no microscópio
Explicação em slide na TV LCD
 
E o bom dessa aula é que, nesse momento, o laboratório de ciências se torna itinerante, e os alunos participam interativamente, tornando-se atores de sua própria descoberta.

Todos estes recursos são de posse da Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara, e têm a finalidade de tranformar a sala de aula em um lugar de aprendizagem diferenciado.

Alunos recebendo preparação adequada

No Curso Técnico em Segurança do Trabalho, toda prática e orientação nunca é demais. Alunos do 3º Ano C, orientados pela professora Simone Amaro, técnica em Segurança do Trabalho, simulam incêndio e extinção do mesmo.
Profª Simone orienta o aluno
Aluna também extingue o fogo



Alunos experimenta extinguir o fogo

A riqueza da prática

 Os alunos do curso Técnico em Informática, sob a supervisão do professor Gilson, dão uma demonstração dos conhecimentos adquiridos no desenrolar do curso, realizando manutençao em microcomputadores na aula hardware.

O valor da Aula Laboratorial


As aulas de caráter laboratorial têm grande potencial educativo. Dito de outra forma, é sempre vantajoso para o aluno realizar uma atividade laboratorial porque é chamado a protagonizar uma ação que se constitui como oportunidade para adquirir, consolidar ou aplicar conhecimentos. Nessa modalidade de ensino, o aluno prevê, observa, explica e reflete. (Texto original: http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=202:actividades-laboratoriais-no-ensino-das-ciencias&catid=83:actividades-laboratoriais&Itemid=114)

Na última semana de outubro a professora Ivonete, do curso  Técnico em Guia de Turismo, comandou a apresentação das aulas laboratoriais, onde alunos e alunos se empenharam na construçao da simulação de suas agências de turismo, como uma forma de avalição, e como se já fossem realmente vender seus pacotes turísticos.





Alunos usam recursos audiovisuais para enriquecer suas apresentaçãoes



Capricham no figurino para representar culturas e tradições
Os trabalhos contaram com o apoio e o olhar atento da coordenação pedagógica e da direção da escola.


Abaixo, a diretora de turma Professoa Simone, o Professor do LEI Davi e o de biologia Sousa. Eles avaliaram a performance dos alunos e deram a nota final.
Julgadores apreciam o material produzido pelos alunos.